O sindicato

SOBRE NÓS

MAS AFINAL, O QUE É O SINDICATO?

Matéria publicada no jornal O Original do Sindicato dos Trabalhadores em Editoras de Livros de São Paulo traz um histórico importante sobre a origem e o significado dessa palavra que está tão próxima de cada um de nós.

 

Confira:

 

O QUE É O SINDICATO?

A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, “sindicus” denominava o “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação”; no grego, “syn-dicos” é aquele que defende a justiça.

O Sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns.

A matriz histórica da organização sindical atual surgiu sintonizada com o desenvolvimento industrial, que tem por base a “Revolução Industrial” na Inglaterra no final do século XVIII e começo do século XIX. Ali nascia o capitalismo atual, ali nasceu o sindicalismo. Mas se o berço do sindicalismo é industrial, isso não foi limitação a sua expansão para outros setores da economia. Podemos dizer que o sindicalismo é o sistema de organização político-social dos trabalhadores, tanto urbano-industrial como rurais e de serviços.

Em seus duzentos anos de história, o sindicalismo foi impactado por diferentes concepções ideológicas e teorias de ação, o que permitiu a construção de uma tipologia bastante ampla, assim como expressões políticas e históricas: anarquista, socialista, reformista, comunista, populista etc. O importante, no entanto, é que, ao longo dos anos, o movimento sindical - conjunto de práticas sociais dos sindicatos com características próprias de cada país adquiriu um peso social e uma força decisiva nos contextos nacionais.

Como movimento social, o sindicalismo não é estático, está constantemente transformando-se e criando novas formas de organização e ação. Nas sociedades atuais, dos países em industrialização, a teoria e a ação sindical estão diante de significativos e novos desafios devido à emergência rápida de novos atores sociais, tanto no campo como nas cidades, e as transformações da economia e das instituições.

 

Fonte: O Original, abr/mai/jun 2001 - no. 50

 

NOSSA EQUIPE

 

Ailton Sousa - Presidente

Deus dá a todos uma estrela, poucos são os que conseguem vê-la brilhar...

 

 

Reportar abusos:

Caso sejam encontradas nas páginas de nossa Entidade Sindical matérias e publicações ilegais, pornográficos, assédios ou arquivos que violem termo de uso do Sindicato Profissional e que causem danos a terceiros e aos proprietários de produtos protegidos por direitos autorais e reservados, solicitamos, por favor, que nos comunique através do formulário Fale Conosco através de nossos endereços eletrônicos Site: www.sintivest.org.br - E-mail: secgeral@sintivest.org.br - secmulher@sintivest.org.br e presidencia@sintivest.org.br ou pelo telefone (24) 2255-1391. Todos e quaisquer arquivos ilegais e inapropriados serão imediatamente removidos em 24hs. Nossa entidade sempre irá cooperar com Órgãos Públicos Federais, Estaduais, Municipais e em especial com os proprietários de produtos protegidos por direitos autorais. Caso os materiais tenham sido enviados a nossa entidade por terceiros, tomaremos todas as medidas cabíveis a fim banir o publicador e de remover imediatamente tais arquivos.