Notícias | Paulo Rocha critica retrocessos na defesa dos trabalhadores

O senador Paulo Rocha (PT-PA) denunciou o que chamou de “escravidão moderna”, que associou aos retrocessos gerados pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467, de 2017). Segundo o senador, o texto da reforma foi elaborado sem discussão popular e agrava a desigualdade entre negros e brancos. Ele citou as medidas que limitam a definição de trabalho escravo e criticou os artigos da reforma favoráveis à legalização da terceirização.


— Esta reforma causou preocupação nas organizações que lutam contra a escravidão moderna, pois, conforme dados do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho, 90% dos trabalhadores resgatados de situações análogas à escravidão são terceirizados.


Ao definir o governo federal como ilegítimo e fragilizador dos trabalhadores, Paulo Rocha afirmou que as administrações do PT se notabilizaram pelo combate às formas modernas de escravidão. Ele lembrou que a abolição da escravatura não é comemorada pelos trabalhadores nem pelo movimento negro, como forma de protesto ao tratamento indigno dispensado aos ex-escravos no país.

Fonte: Agência Senado